Aula inaugural
NOSSO TRABALHO
Caros leitores, assim como no Xadrez, as vitórias no Jogo de Damas não estão calcadas na sorte, mas sim, fundamentadas em bases científicas do conhecimento humano, no cálculo exato e profundo, na execução de combinações ciladas, contra combinações e contra ciladas , planos próprios de ataque e defesa, esforço permanente para evolução da teoria que será o sustentáculo na sua prática e enriquecimento de sua cultura.
Diante do exposto será nosso compromisso:
1ª Lição Básica
Caros leitores, antes de darmos inicio á nossa primeira aula, gostaria de externar a nossa alegria pela receptividade dos leitores ao ideal que norteia doravante home-page.
Bom isto posto, cumpre-nos a obrigação de alertar a todos os iniciantes que é imperativo e determinante que todos tenham uma exata compreensão das leis, das regras e regulamentos que normalizam a pratica milenar do jogo de DAMAS.
Leiam com atenção as regras abaixo :
APRENDENDO AS REGRAS - LIÇÃO 01
OBJETIVO DO JOGO
A finalidade do jogo é tomar todas as peças do adversário ou bloquea-las, de tal maneira que ele não possa mais jogar.
As regra mais importante são :
1 - No diagrama nº 1 temos a formação inicial do jogo .O primeiro lance sempre é das peças brancas.
2 - As peças se movem alternadamente, uma de cada vez, somente para frente. É proibido mover para trás.
3 - É obrigado a tomar, para frente ou para trás, de uma ou mais peças.( Não existe sopro).
4 - O jogador que ficar imobilizado perdeu o jogo.
5 - É obrigado a tomada do maior número de peças ( Lei da Maioria ).
6 - Uma peça que atingir a oitava linha do tabuleiro e aí ficar parada, será promovida á dama.
7 - Se uma peça apenas passar pela oitava linha, sem aí parar, não será promovida a dama.
8 - Uma dama pode mover-se para frente e para trás, de uma ou mais casas.
9 - Pedra e dama têm o mesmo valor para tomar ou serem tomadas.
10- Somente após completar a tomada é que as peças podem ser removidas do tabuleiro. É permitido passar mais de uma vez por uma casa na tomada, porém, não é permitido tomar a mesma peça mais de uma vez.
11- Durante a partida “peça tocada é peça jogada”.
12- Quando os jogadores não possuem mais condições de vencer, a partida é declarada empatada. A regra única de empate é a seguinte: “Quando se verificar em uma partida a partir de qualquer ponto, que se registrou 20 lances sucessivos apenas de damas, o jogo será declarado empatado”.( uma tomada ou movimento de pedra reinicia a contagem).
Também será declarado empate quando uma mesma posição se produzir pela terceira vez, cabendo ao mesmo jogador o lance .O interessado deverá reclamar o empate, antes que a posição se modifique.
E nos finais de :
2 damas contra duas damas;
2 damas contra uma;
2 damas contra uma dama e uma pedra;
uma dama contra uma dama; e uma dama contra dama e pedra serão declarados empatados após 5 lances.
COMO SE DISPÕE O TABULEIRO
O tabuleiro deve ser colocado de modo que a casa angular á esquerda de cada jogador seja escura. As cores utilizadas pela Federação Mundial do Jogo de Damas(F.M.J.D.) e pela Confederação Brasileira do Jogo de Damas(C.B.J.D.), são : bege e marrom ou cinza e verde.
Vide tabuleiro 1.
diagrama 1
Da disposição das pedras
As pedras devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casa escuras, da seguinte forma :
tabuleiro de 64 casas - nas três primeiras filas horizontais, as pedras brancas e nas três ultimas as pedras pretas.( vide diagrama 2).
diagrama 2.
DA MARCHA DA PEDRA
diagrama 3.
DA MARCHA DA DAMA
A dama pode mover-se de determinada casa para qualquer outra não obstruída, situada na mesma diagonal. A diagonal estará obstruída para a dama, quando nela houver uma ou mais peças da mesma cor, ou duas ou mais peças adversárias em casa contíguas.(vide diag.4.)
diagrama 4.
DA TOMADA
Quando á casa contígua a uma pedra houver uma peça adversária, com uma casa imediatamente vaga, na mesma diagonal, a pedra tomar-la-á passando para a citada casa vaga. Assim, a pedra toma par frente e para trás, sendo este o único movimento retrógrado
da pedra.
Se nas diagonais da casa de partida da dama, houver uma peça adversária cuja casa imediata esteja vaga, a dama tomá-la-á passando para qualquer casa vaga após a peça tomada vide o diagrama 5.
diagrama 5.
DA TOMADA EM CADEIA
Se após a tomada de uma peça, a circunstancia se repetir, a pedra continuará a tomada no mesmo lance, chamando-se a este movimento “tomada em cadeia”. A dama também toma em cadeia.
diagrama 6.
OUTROS DETALHES DA TOMADA
A peça que toma poderá passar mais de uma vez pela mesma casa vazia(diagr.7)
diagrama 7.
A peça que toma não poderá tomar qualquer peça mais de uma vez, observem atentamente o diagrama 8 e tenham a exata compreensão desta importante regra !!
diagrama 8.
Observem que as peças tomadas só deverão ser retiradas do tabuleiro depois de completo o lance .Não é permitido, em uma tomada em cadeia, ir tomando e ao mesmo tempo retirando as peças do tabuleiro, pois do contrário a idéia acima não aconteceria(a idéia acima é conhecida como golpe turco.)
Não será promovida a dama, a pedra que , numa tomada em cadeia, apenas passe pela oitava casa adversária vide diagrama 9.
diagrama 9.
DA SAÍDA E EXECUÇÃO DOS LANCES
Para inicio de uma partida o 1º lance sempre cabe ás peças brancas. O lance é executado quando se leva diretamente á nova casa a peça tocada. O lance está completo quando a mão do jogador tiver largado a peça ao movê-la, de uma casa para outra.
Se o jogador tocar uma de sua peças, deverá joga-la( peça tocada peça jogada.) vide o diagrama 10.
diagrama 10.
LEI DA MAIORIA - ATENÇAO
A tomada é obrigatória. A pedra e a dama tem o mesmo valor para tomar ou ser tomada.
Se, no mesmo lance, se apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório executar o lance que tome o maior número de peças ( lei da maioria) vide diagrama 11.
diagrama 11.
APRENDENDO A LEI DA MAIORIA
Esta é uma das regras mais importantes do jogo de Damas, pois o seu correto entendimento faz com que um universo imenso de combinações sejam possíveis no transcorrer de uma partida, e é necessário que compreendamos como utilizar esta lei para criarmos manobras e golpes sutis para obtenção de vitórias maravilhosas. Vejamos os diagramas abaixo e como as peças brancas manobram para obtenção da vitória:
diagrama 12
diagrama 13.
diag.14.
diagrama 15.
diagrama 16.
Como estamos vendo, ao utilizarmos esta lei da maioria, conseguimos idéias combinativas e manobras lindas dignas do pensamento humano. Uma outra forma de utilizarmos esta lei é quando nosso adversário ataca duas ou mais peças, nos possibilitando assim oferecermos uma outra peça, nosso adversário não poderá tomar esta peça mas deverá tomar o lado de maior numero de peças, vejamos os exemplos abaixo:
diagrama 17.
diagrama 18.
diagrama 19.
diagrama 20.
diagrama 21.
UTILIZANDO E APRENDENDO A NOTAÇÃO
Para darmos prosseguimento á nossa viagem fantástica ao mundo do raciocínio lógico, devemos agora aprendermos uma técnica de jogo que nos auxilia muito na arte da concentração e no desenvolvimento de nossas mentes que é a NOTAÇÃO.
A partir de agora, todo nosso trabalho estará baseado, isto é, utilizaremos como nossa linguagem um sistema alfa numérico, que possibilita o registro de partidas, a publicação de livros com estudos e analises do jogo, além de possibilitar o registro histórico da evolução das técnicas do jogo de damas.
A notação dos lances em uma partida faz com que registremos para posteridade como se desenrolaram os torneios e campeonatos , bem como nos possibilita analisarmos como se desenvolveram as partidas, se foram bonitas ou não, os temas praticados, as aberturas mais jogadas, as combinações acontecidas etc...
É importante que o iniciante a partir de agora jogue suas partidas anotadas, isto aumentará em muito seu potencial de jogo a curto prazo. E nós aqui da redação nos colocamos a disposição para analisarmos as suas partidas jogadas e juntos ,corrigirmos os possíveis erros para o leitor rapidamente atingir um estagio a mais nesta escalada em busca da perfeição do raciocínio lógico.
Vamos sem mais perda de tempo ao aprendizado da notação :
diagrama 22.
Observemos com atenção o tabuleiro acima, as oito colunas verticais da esquerda para a direita, para as peças brancas, são designadas pelas letras : a, b, c, d, e , f , g , h.
As oito travessas horizontais horizontais estão numeradas de 1 ao 8.
Cada casa portanto ficará definida pelos cruzamentos das colunas verticais designadas pelas letras e pela travessa correspondente designada pelos números, o lance será indicado pela casa de saída da peça e a casa de chegada, vejamos o próximo diagrama para termos a idéia correta:
diagrama 23.
Ao olharmos para o diagrama acima poderemos dizer que a peça branca se acha na casa do cruzamento da vertical “C” com a horizontal “3”.
E que a peça negra se acha na casa do cruzamento da vertical “F” com a horizontal 6.
Portanto podemos anotar deste modo todos os lances desde o principio da partida .
Para anotarmos o lance indicamos o numero do lance, depois assinalamos a casa de onde partiu a peça, colocamos então um traço de união e escrevemos a casa para onde foi movimentada a peça.
VAMOS REPRODUZIR UMA PARTIDA !!!
Brancas Pretas
1. c3-b4 ..........
Este lance indica que a peça branca que estava na casa c3 movimentou-se para a casa b4; vejamos o diagrama
diagrama 24.
1.......... d6-e5
Este lance das negras indicam que o seu condutor deslocou a peça que estava na casa d6 para a casa e5 vejamos o diagrama 25.
diag.25
2. b4-a5 ..........
Agora o lance acima indica que as peças brancas em seu segundo movimento jogou,(movimentou a sua peça que estava na casa b4 par a casa a5.
2. ...... b6-c5
este lance das negras indicam que seu condutor movimentou sua peça da casa “B6” para a casa “C5”. vejamos o diagrama
diag.26
3. b2-c3 ? ..........
Este lance com o ponto de interrogação indica que o lance das peças brancas é um lance fraco pois as peças negras vencem jogando:
3. ............ c5-d4 ! a exclamação indica ser o lance forte.
4.e3xc5 c7-b6 o x colocado no texto indica que houve uma tomada.
5.a5xc7 d8xb2
6. a1xc3 e5-f4 !
7. g3xe5 f6xb2 e as peças negras ganham material suficiente par a vitória.
Seria errado jogar também 3. d2c3? vejamos o diagrama
diag.27
3. d2-c3? c5-b4 !
4. a3xc5 c7-b6 !
5. a5xc7 b8xf4
E novamente as negras vencem com o material ganho na combinação.
APRENDENDO AS COMBINAÇÕES
É OBRIGATÓRIA A TOMADA - ESTA É A ESSÊNCIA DA COMBINAÇÃO !
Como vimos, no exemplo acima a obrigatoriedade da tomada induz-nos a conhecer um dos fundamentos do jogo de damas- a combinação que é uma seqüência de lances matematicamente calculados a fim de conseguir um determinado objetivo.
A combinação acontece quando, sacrificando-se peças próprias, consegue-se alguma vantagem posicional ou material, com uma combinação muitas vezes conseguimos salvar uma partida da derrota.
Denominamos para um melhor entendimento de “Combinação Direta “ aquela que não precisa de preparação ou seja sacrifícios de pedras para ser executada.
( todas as combinações são concluídas pelo tiro direto ou seja “Combinação Direta”)
Portanto aprendamos e estejamos sempre atentos pois no transcorrer de uma partida esta possibilidade existe a todo momento e precisamos estar atentos para esta possibilidades e jamais deixar escapar por desatenção uma possibilidade de ganho.
Em todos os diagramas a seguir as brancas jogam e vencem , observem com atenção e anotem em baixo de cada diagrama as respostas corretas.
diag.28
1- ----------- --------------
2- ............... ....................
diag.29
1-............... ....................
2-...............
diag.30
1-............ .............
2-............. .............
diag.31-
1-............ ...............
2-............. ------------
diag.32-
1-........... .................
2-............ .................
diag-33
1-............ ............
2-............ ............
diag.34-
1-............ ..............
2-............. ..............
diag.35-
1-........... ...............
2-........... ...............
diag.36-
1-............ ...............
2-............. ................
diag.37 –
1-............. ...............
2-............. ...............
diag.38-
1-............ ..............
2-............. ...............
diag.39-
1-............. ..............
2-............. ..............
diag.40-
1-............ .............
-
........... .............
Caros visitantes de nossa página, pratiquem bastante as manobras dos diagramas acima, e tentem criar outras possíveis situações de Tiro Direto( combinação Direta), pois na próxima edição aprenderemos as Combinações INDIRETAS, sem mais ,na certeza de que nossa viagem está sendo proveitosa, aguardo-os em nossa próxima edição para continuarmos nossa viagem neste mundo fantástico do pensamento.
Implantar entre os leitores o hábito salutar de pensar conforme leis lógicas
-
Ensinar o leitor a compreender as diversas fases do jogo, com exemplos vivos, os quais servirão para orientar a elaboração de planos corretos de como desenvolver o jogo.
Portanto, a partir desta edição estaremos iniciando a publicação de toda a técnica para o aprendizado de todos que amam o nosso esporte mental, pois só com muita disciplina moldaremos nossa mente e aí sim conquistaremos as virtudes da:
CONCENTRAÇÃO : Habilidade de procurar mentalmente, e com rapidez, um plano e uma resposta que solucione o problema.
MEMÓRIA: É sempre chamada a agir pela procura de partidas e posições conhecidas, bem como de planos estratégicos anteriormente elaborados.
VISUALIZAÇÃO: É a faculdade de formar uma imagem mental a partir da que se está realmente vendo. Isso se desenvolve durante análises profundas e até possibilitando o jogo às cegas.
IMAGINAÇÃO: É a idealização de planos, combinações, ciladas, sacrifícios, ataques, defesas, etc..
PRECISÃO: A exatidão e a segurança dos cálculos são fundamentais no esporte mental ( xadrez e damas ) pois no esporte mental só o cálculo e o conhecimento podem prevalecer.
CAUTELA: O descuido e o equívoco são os pais da derrota. O praticante do esporte mental deve sempre inspecionar e questionar cada linha de ataque e defesa. A verdadeira razão de cada lance, as causas e seus efeitos ( ação e reação, lei da física ).
PERSEVERANÇA: A impaciência e a perda do domínio próprio podem anular todo um longo estudo.
CALMA: A calma é também uma virtude do espirito, que se desenvolve, pois é sobejamente sabido o quanto ela influi para o bom êxito.
PENSAMENTO VITAL
Caros leitores, como dissemos no princípio, a força geradora da vida é o pensamento e é pelo pensamento que nós aprenderemos criar ( gerar ) as jogadas maravilhosas e sutis que o nosso esporte mental proporciona.
Durante minha vida, o aprendizado foi árduo, mas consegui criar algumas pequeninas pérolas que a partir desta edição ofertarei a todos vocês, e que tenho absoluta certeza servirá para enriquecer o conhecimento de todos os que amam o raciocínio lógico e a beleza que emana das criações mentais. Pensadores atuais chegaram a dizer que estas criações mentais são sublimação da agressividade para a conquista das vitórias.
Isto posto, devemos falar um pouco sobre manobras, e particularmente sobre manobras que são peculiares a cada casa do tabuleiro, e identificar estas manobras com o meio jogo, a abertura e o final, e será o trabalho, ou seja, o caminho que juntos trilharemos para alcançarmos o aprimoramento científico deste nosso nobre esporte mental.
Estudaremos juntos sobre temas e formas, mas neste início de caminhada deve ficar claro que não pretendemos dizer que ensinaremos alguém a jogar, mas simplesmente conduziremos todos os nossos leitores ao limiar de sua própria mente, para que a partir daí, todos vocês possam usar suas próprias asas para voar em busca das jogadas sutis e maravilhosas do nosso esporte, que sem dúvida alguma, desenvolve nossas mentes e aperfeiçoa as faculdades inerentes ao ser humano e que durante a partida são chamadas a agir: virtudes estas já descritas.
Nunca é demais lembrar que o nosso esporte utiliza muito os Elementos da Estratégia e da Tática, que são fundamentais para a correta condução dos pensamentos lógicos e sua corporifícação ( materialização ) tornar real tornar palpável os pensamentos no tabuleiro.
ESTRATÉGIA:ciência que organiza as operações militares - Habilidade - Conhecimento.
TÁTICA: é a arte de combater - Ordenar as tropas em posições favoráveis.
ETERNO APRENDIZ
O Grande Arquiteto do Universo agraciou e porque não dizer inspirou a Lupicinio Rodrigues para que este corporificasse no papel um mensagem em forma de música que dizia assim:
MEU PENSAMENTO PARECE UMA COISA A TOA
MAS COMO É QUE A GENTE VOA
QUANDO COMEÇA A PENSAR.
E eu em minha vontade louca de aprender digo:
A gente voa quando começa a raciocinar e a recordar as lições dos jogadores mais experientes que nos orientavam dizendo:
-
Dominem sempre as casas C5 e F4
-
Na abertura procurem sempre desenvolver primeiro o flanco esquerdo
-
Colocar as peças das casas A1 e H2 rapidamente em jogo
-
Manter proporcionais as peças nos flancos.
Mas o nosso assunto é sobre temas e manobras, e o conhecimento de diversos temas e manobras auxiliam o praticante na conquista de importantes vitórias.
Nosso saudoso mestre W. Bakumenko publicou em seu livro o tema abaixo, o qual reputo de rara beleza e criação mental sutil.
DIAGRAMA!
Nesta posição as brancas jogam:
1.f2e3!!! E às negras somente restam duas respostas, vejamos a primeira: 1- ...d4xf2, 2- d2e3!f2xd4, 3- f4g5! H4xf2 4-g5xg1 X, tomando quatro pedras e liquidando a partida.
Vejamos a outra variante: 1- .........h4xf2 4-e3xg5f2g1Dama 3-e1f2!!g1xc1 4-g5h6c1xg5 5-h6xf4!! Vencendo na oposição.
Após ver esta maravilha, disse a mim mesmo: como ficaria feliz o mortal que conseguisse ganhar um tema de rara beleza!!
Eis que ao disputar um torneio desafio em Campinas, aconteceu a seguinte partida onde eu tive que partir em busca de uma vitória, pois somente esta interessava para a conquista do título, e meu adversário procurava por variantes que o conduzissem ao empate.
ROMEU X COSTA ANT.
CAMPINAS, 1992
(Lances da partida)
Este lance negro mostra a vontade do seu condutor em empatar, pois é muito conhecida a variante de empate rápido quando as brancas respondem 10- c3b4d6e5 11-f4xd6g5f4 12- e3g5h6f4 e como melhor resposta branca a este gabarito 13- d2e3!f4xd2e1xc3 caminhando para um empate sem problemas para as negras. Diante desta ameaça de empate tive que responder: 10- c3d4 d6xb4 11-d4e5f6xd4 12- e3xa3g5xe3
Já havia jogado em partidas amistosas a resposta 13- f2xd4 com resultados de empate em todas as oportunidades, pois as brancas em que pese sua superioridade e pressão ao flanco esquerdo das negras, não encontra meios de materializar em vitória esta variantes. Ora!?, eu precisava da vitória e então joguei:
13- d2xf4 a7b6 14- a3b4 d8c7 15- b4a5 e7d6.
Nesta posição senti toda a intenção de meu adversário e então voei em busca das possibilidades que iriam acontecer ( visualização), e como magia surgiu em minha mente o tema antes demonstrado e então joguei: 16-h2g3 e meu adversário não me decepcionou e jogou 16-.....d6e5 17- f4xd6 c7xe5 18-a5xc7 b8xd6, pronto! Agora eu o atrairia de vez jogando 19- f2e3 h6g5?? 20-g1f2 g5h4 21-c1d2 g7f6 22- e3f4 e5d4 chegando à posição do diagrama anterior, o que comprova o quanto o conhecimento de variados temas nos ajuda na condução de partidas. Como também desenvolve a nossa memorização.
Ainda para comprovar a assertiva de que o conhecimento de temas auxilia o praticante, foi publicado o tema abaixo em revista soviética:
DIAGRAMA
AB. LENINGRADO
A continuação a3 b4 também não salva a partida.
Belo tema, que procurei guardar com bastante carinho, e para minha surpresa observei que os temas podem acontecer com inversão de cores, transformação de aberturas, etc. .Vejamos uma partida em que este tema acontece:
AB. CENTRAL
ROMEU 2 X 0 DONIZETI
PAULÍNIA, 1991
Chegando à posição da Abertura Leningrado com inversão de cores.
O conhecimento destes TEMAS nos auxilia muitíssimo, inclusive em partidas de cunho notadamente prático, quando nosso adversário joga aberturas irregulares.
Vejamos o exemplo abaixo:
AB. IRREGULAR
MÁRIO 0 X 2 ROMEU
CAMPINAS 1990
Agora as negras vencem utilizando o tema em questão. Veja o diagrama a seguir para acompanhar a partida.
(Lances da partida.)
Na Abertura Central a aplicação deste TEMA também surge para consolidar uma vitória:
AB. CENTRAL
(lances da partida)
DIAGRAMA
Possibilitando o seguinte arremate com manobra dentro do mesmo TEMA: 7- d4e5 d6e5 8-h4g5 h6f4 9-f2h4 d4f2 10- e1e5X vejamos ainda o mesmo TEMA sendo aplicado em outra partida:
AB. CRUZ BRANCA
(lances da partida)
DIAGRAMA
10- ....e5d4 11- c3e5 a5b4! 12- a3c5 c7a5 13-e5c7 d8h4 X Configurando mais uma vez manobra com o mesmo TEMA.
Como acima demonstrado, fica patenteado que muitos temas são verdadeiros ESPELHOS, podendo surgir sua cópia fiel tanto de cores brancas como de negras.
Tenho estudado bastante estas possibilidades de ESPELHO para um melhor entendimento entre tema espelho e transformação de abertura, coloco para apreciação dos leitores uma transformação desenvolvida por mim em partida viva, vejamos:
AB. AMERICANA
(lances da partida)
DIAGRAMA
Devido a este último lance, as pretas manobram de forma brilhante:
(lances da partida)
Vejamos agora a Abertura Vanguarda onde com rara felicidade conduzindo as negras consegui transformar para o TEMA:
CONRADO 0 X 2 ROMEU
AB. VANGUARDA
(lances da partida)
DIAGRAMA
Possibilitando às pretas manobrarem aplicando o tema da partida anterior.
Verdadeiras obras primas surgem no tema ESPELHO nas Aberturas Alma/Leningrado e Ab. Espanhola, que será objeto de nossas análises futuras que juntos todos nós faremos.
Ainda na abertura CENTRAL este mesmo TEMA surge de forma incompleta mas alcançando a vitória, vejamos:
(lances da partida)
DIAGRAMA
Possibilitando às negras aplicarem o tema em pauta: 15- ......a5b4 16- d4b6 b4c3 17- d2b4 d6e5 18- f4d6 h6g5 19-g7c3 X vejamos ainda alguns exemplos desta idéia ESPELHO
ABERTURA ASA NEGRA
(lances da partida)
DIAGRAMA
Possibilitando às negras manobrarem lindo tema, vejamos:
(lances da partida)
Este mesmo tema surge com inversão de cores (espelho) em abertura completamente diferente da asa negra, vejamos:
AB. AUSTRALIANA
(lances da partida)
DIAGRAMA
Ocorrendo como num passe de mágica a possibilidade das brancas manobrarem o mesmo tema anterior da abertura Asa Negra, somente que agora são as brancas que alcançam a vitória, vejamos:
(lances da partida)
Apenas para consolidar o entendimento entre Tema Espelho e transformação de abertura para o mesmo tema, vejamos o tema abaixo que tenho utilizado com sucesso: Transformação de Abertura
AB. LENINGRADO
(lances da partida)
DIAGRAMA
Com este último lance as pretas manobram de forma sutil, vejamos: 22- ......d6c5 23- b4d6 e5d4 24- e3c5 g5e3 25- f2d4 c7a1X este tema acontece na abertura Central em sua totalidade, somente que com maior número de lances, vejamos:
(lances da Partida)
.......chegando a posição anterior!!
Para consolidar de uma vez o aprendizado sobre transformação de abertura vejamos:
AB. ABERTURA AMERICANA
(lances da partida)
DIAGRAMA
AB. NAPOLITANA
(lances da partida)
DIAGRAMA
Confiram o diagrama anterior e vejam a mesma posição:
AB. ESPANHOLA
(lances da partida)
DIAGRAMA
....e chegamos a mesma posição dos dois diagramas anteriores.
DIAGRAMA
Mostraremos mais um desenvolvimento onde acontece o tema espelho de forma fulminante, vejamos:
AB. ESPANHOLA
(lances da partida)
e chegamos a posição do diagrama abaixo:
DIAGRAMA
O último lance negro possibilita às brancas manobrarem de forma fulminante, será o nosso visitante capaz de descobrir o golpe?
Vejamos agora a Abertura Nova Leningrado:
(lance da partida)
DIAGRAMA